Sexta, 12 de Julho de 2024
17°

Tempo limpo

Trindade, GO

Entretenimento TINA TURNER

Morre a cantora Tina Turner aos 83 anos, em casa, na Suíça

Tina foi a primeira mulher negra a aparecer na capa da revista “Rolling Stone" e deixa um legado musical com grandes sucessos

26/05/2023 às 10h33 Atualizada em 26/05/2023 às 19h25
Por: Redação Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/05/24/tina-turner-morre-aos-83-anos.ghtml
Compartilhe:
 Tina durante a sua carreira foi livre, poderosa, frenética.
Tina durante a sua carreira foi livre, poderosa, frenética.

Morreu nesta quarta-feira 24 de maio, aos 83 anos, uma artista de dimensão fora do comum, que se transformou numa espécie de sinônimo de música pop: Tina Turner.

Simplesmente a melhor. Melhor do que todo o resto. A voz que cantou vitórias, embalou romances e foi trilha de novelas se silenciou para sempre nesta quarta-feira (24). A cantora americana Tina Turner morreu em casa, na Suíça.

A força da voz da cantora americana ecoou pelo mundo. No Brasil, lotou o Maracanã. Mais de 180 mil pessoas ocuparam o estádio em 1988 para vibrar com Tina. Nunca tanta gente junta tinha assistido a um show de um só artista. Um recorde na época.

Para a minha geração, Tina Turner sempre será uma das estrelas máximas da música popular. Mas graças à longevidade da artista, ela conquistou também as novas gerações. Em 2019, estreou na Broadway o musical baseado na vida dela e que ganhou 12 Tonys, o Oscar dos musicais. E o musical Tina está agora em turnê por 30 cidades americanas.

Nascida Anna Mae Bullock, em 26 de novembro de 1939, Tina Turner veio predestinada - nasceu no Tennessee, o mais musical dos estados americanos e conheceu o sucesso cedo. Em dupla com o marido, Ike Turner, no fim dos anos 1970, se associou aos roqueiros e foi uma das atrações principais no festival de Woodstock. Dezesseis anos depois, o casamento conturbado acabou. Anos depois, Tina revelou que sofreu violência doméstica.

A cantora recomeçou do zero, em carreira solo. O álbum “Private Dancer” foi a volta triunfal de uma Tina reinventada: livre, poderosa, frenética. O sucesso “What's love got's to do with it” ganhou os três principais Grammys, vendeu 5 milhões de cópias e transformou Tina Turner em uma sensação mundial aos 45 anos.

Ela inspirou uma geração de mulheres - e não foi só pelos hits. Tina foi a primeira mulher negra a aparecer na capa da revista “Rolling Stone”. Ao longo da carreira, vendeu mais de 100 milhões de discos e recebeu 12 Grammys. No coração do público, conquistou o título de Rainha do Rock and Roll.

A força da voz de Tina ecoou pelo mundo. No Brasil, lotou o Maracanã. Mais de 180 mil pessoas ocuparam o estádio em 1988 para vibrar com Tina. Nunca tanta gente junta tinha assistido a um show de um só artista. Um recorde na época.

E ela se divertiu. Em entrevista ao Pedro Bial, no Fantástico, em 1989, ela contou: “Eu saí correndo com os meus saltos altos, acenando para o povo e eles participaram. Acabou sendo um dos melhores vídeos que eu fiz”, afirmou.

O carinho de Tina com o Brasil se fez até do outro lado do mundo. Em um show na Austrália, em 1993. Ela chamou o piloto Ayrton Senna ao palco e cantou “The best” para ele. Porque, afinal, Ayrton Senna do Brasil era o melhor.

A atriz Angela Bassett, que viveu Tina no cinema naquele ano, descreveu a sensação de estar nesse papel.

O sucesso de Tina conquistou o mundo. E foi na Europa que ela enfim encontrou o amor. Em mil 1985, conheceu o executivo musical alemão Erwin Bach, que foi buscá-la no aeroporto de Dusseldorf. A relação profissional virou namoro, que virou casamento.

Em 2013, Tina e Erwin se casaram. Os dois já moravam na Suíça. E, depois do casamento, Tina decidiu abrir mão da cidadania americana e virar cidadã suíça. Erwin cuidou de Tina até o fim da vida.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Trindade, GO Atualizado às 09h06 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

Sáb 32°C 17°C
Dom 32°C 17°C
Seg 32°C 17°C
Ter 32°C 17°C
Qua 32°C 17°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias