A devoção que atravessa gerações e estradas de terra será homenageada em grande estilo com a estreia da exposição "Carreiros: vivências de fé nas estradas da romaria", em Trindade-GO, no próximo dia 25 de junho. A mostra retrata a peregrinação dos carreiros rumo ao Divino Pai Eterno e será acompanhada do lançamento do livro homônimo, assinado pelo fotógrafo e pesquisador Lázaro Neves.
Realizada no Teatro Padre Jesus Flores, a exposição segue até o dia 16 de julho, e depois poderá ser visitada em Goiânia, entre 23 de julho e 20 de agosto, na sede da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV). A obra literária de Neves, fruto de uma intensa imersão cultural, documenta as experiências desses romeiros em palavras e imagens, reforçando a importância dessa tradição na identidade goiana.
O projeto também conta com o olhar sensível do documentarista Pedro Diniz, que percorreu nove dias de estrada entre Posse D’Abadia e Trindade, colhendo histórias, afetos e saberes tradicionais. As fotografias revelam a conexão dos carreiros com o cerrado, seus animais e a fé que move cada passo em direção à Terra Santa.
Regionalidade
Além das belas imagens, o livro escrito por Lázaro Neves, que é membro da Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes, aprofunda o contexto sociocultural das romarias, exaltando os valores coletivos, a religiosidade popular e o papel dos carreiros como guardiões de um patrimônio imaterial. A obra já nasce como referência para pesquisadores e amantes da cultura tradicional brasileira.
A exposição e o livro são mais que homenagens: são registros vivos de uma fé que resiste ao tempo. O público poderá conhecer, sentir e valorizar as narrativas que moldam a história de Trindade e dos que nela depositam suas promessas e esperanças.
Lázaro Neves (Lázaro Antônio Neves Pereira) - Fotógrafo de cena (STILL). Nasceu em Anápolis (GO), em 19 de novembro de 1958. Formado em fotografia profissional pelo Senac, é repórter-fotográfico das revistas Casa e Flora, Foco e Recriando Cidadania. Vencedor de vários concursos em nível nacional e internacional (como os do Banco BBA Creditanstalt, em São Paulo, e na Áustria) fez fotografia de cena (Still) para diversos filmes e vídeos, tais como "Araguaia, Rio das Araras" (2001), também produzido por ele, que participou do IV Diálogo Interamericano de Gerenciamento de Águas da Universidade Livre do Meio Ambiente, em Curitiba.
Mín. 16° Máx. 29°