A partir de 2025, Caldas Novas (GO), famosa por suas águas termais, implementará a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) para visitantes. A cobrança, que varia de R$ 36,50 para carros a R$ 183 para ônibus de excursão, será válida por 24 horas e tem como objetivo compensar o impacto ambiental e os custos com infraestrutura causados pelo grande fluxo de turistas, estimado em 4 milhões por ano.
Segundo a prefeitura, o valor arrecadado será destinado à manutenção de serviços públicos, como limpeza urbana, recuperação de vias e preservação de mananciais. "A TPA é uma compensação para mitigar os danos gerados pelo turismo, garantindo a preservação da cidade para as futuras gerações", destacou o prefeito Kleber Marra. O pagamento será feito por meio de sistemas virtuais, incluindo um aplicativo a ser desenvolvido pela administração municipal.
Com a medida, Caldas Novas busca equilibrar o crescimento turístico com a sustentabilidade, mantendo a qualidade de vida para moradores e a atratividade para visitantes.
Mín. 19° Máx. 25°