Sexta, 12 de Julho de 2024
17°

Tempo limpo

Trindade, GO

Economia TRIBUTOS

Impostos pagos pelas igrejas podem ser diminuídos

Proposta de Marcelo Crivella, deputado federal e bispo da Igreja Universal, foi aprovada na Justiça da Câmara e deve ser analisada no plenário e no Senado

20/09/2023 às 14h55
Por: Nathana Ribeiro Fonte: Jornal Opção
Compartilhe:
Foto: Rafael Neddermeyer
Foto: Rafael Neddermeyer

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, na última terça-feira, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/23 que amplia a imunidade tributária a templos religiosos e beneficia partidos políticos. O texto é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), bispo licenciado da Igreja Universal e ex-prefeito do Rio de Janeiro.

A imunidade aos templos religiosos já está prevista na Constituição. O Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece que a isenção se refere aos tributos diretos, como IPTU de imóveis das igrejas ou IPVA para os carros em nome das entidades religiosas. O entendimento atual é que o benefício alcança somente a renda, o patrimônio e os serviços relacionados às organizações religiosas e partidárias.

A proposta de Crivella busca expandir as medidas também às tributações indiretas. A PEC estende essa imunidade à aquisição de bens e serviços necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e à prestação de serviços.

Fonte: Jornal Opção

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Trindade, GO Atualizado às 09h06 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

Sáb 32°C 17°C
Dom 32°C 17°C
Seg 32°C 17°C
Ter 32°C 17°C
Qua 32°C 17°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias